Nasci em 1973 numa cidade chamada Cururupu, interior do estado do MA.
Sou a 8º filha de uma mãe que criou 9 filhos de um único pai praticamente sozinha, que decidiu se separar quando isto era estranho para toda uma comunidade adaptada a uma vida de subsistência. Minha mãe tinha um propósito muito claro: queria garantir numa cidade grande (RJ) um futuro promissor aos seus filhos, que eles estudassem, se casassem ou não com quem quisessem e no tempo escolhido, que as mulheres não fossem dependentes do seu parceiro e vice-versa, que conquistássemos nosso lar com o trabalho digno e que fôssemos felizes.
Minha história começa orientada por estes valores que são oriundos de uma mãe corajosa, amorosa, visionária, sonhadora, ética e muito dedicada ao trabalho digno.
Vim para o RJ com aproximadamente 4 anos de idade, acredito que já nasci sonhando e desejando algo maior. A escassez me incomodava e já aos 8 ou 9 anos experimentava o início de uma vida de trabalho, e foi ele que possibilitou o acesso a uma biblioteca cheia de conhecimento. Comecei a ler e construir a certeza de que, por meio do conhecimento, eu poderia ser digna de mais trabalhos que me oferecessem o prazer e possibilidade de contribuir muito mais.
Assim foi, minhas relações profissionais sempre foram duradouras e, isto eu credito a minha determinação em entregar o melhor, a dedicação em aprender, a integridade, ao gostar de gente, ao permitir que minha curiosidade se tornasse um dos meus melhores condutores.
Com quase 42 anos decidi empreender, a mentalidade empreendedora já me pertencia há tempos. Foi fácil nos primeiros 5 anos? Não, não foi. Vivi a jornada do herói, com perdas e ganhos, até encontrar o caminho.
Com propriedade sei o que é empreender, sei o que é na prática a gestão de empresas com capital de giro e sem capital de giro, em plena condição de expansão ou em reestruturação para continuar existindo; são quase 34 anos atuando em empresas. O conhecimento, o saber sempre me conduziu, por ele encontrei o caminho, tenho experiência, comprometimento, ética e amor em desenvolver projetos e gente.
Sou a Rosana Chaves.
Rosana Chaves – 25 de fevereiro de 2023.