O Futuro do WhatsApp para Negócios

O futuro da rede social WhatsApp para os negócios é o da autossuficiência, por meio do aplicativo toda a jornada de compra e venda sendo realizada. Imagine aqui comigo toda a execução no aplicativo: reconhecimento da empresa/fornecedor, escolha do produto por meio de catálogos para evitar a saída do ambiente, realização do pagamento e recepção de avisos de entrega ou avaliação sobre a experiência. 

Isto está nos planos da empresa Meta, que atualmente está validando algumas funcionalidades na Índia e outras sendo implementadas em curtos períodos entre uma iniciativa e outra. 

Para saber que os três principais mercados do WhatsApp são Índia, Brasil e EUA. 

Sendo assim, estas novidades já estão chegando por aqui. 

Vamos a mais alguns dados que indicam o grande potencial deste aplicativo para os negócios:  aqui no Brasil é a rede social mais popular entre as empresas, sendo 72% com contas ativas (CGI.br); possui versão empresarial com ferramentas para potencializar as relações comerciais; cada vez mais integrada as demais redes sociais como Instagram e Facebook, ambas pertencentes à Meta. 

Bem provável que daqui há mais um tempo o Meta disponibilize para as empresas serviços de assinatura, uma nova variação do aplicativo com benefícios exclusivos e oportunidades dos anúncios. 

A recomendação é buscar o conhecimento das ferramentas disponíveis no aplicativo, garantir a versão WhatsApp Business, desenvolver os usuários para uma comunicação apropriada neste ambiente, definir estratégias diferenciadas para este canal digital e tratar os aspectos legais das aplicações relativas à captura, armazenamento e uso dos dados dos usuários (LGPD). 

Cabe às empresas escolher entre aproveitar todo este potencial tecnológico para desenvolver seus objetivos comerciais e corporativos ou continuar utilizando apenas como uma ferramenta de mensagens. 

Conta para mim qual será sua escolha? 


Rosana Chaves – 26 de fevereiro de 2023.